GRA
Gestão de Riscos no Agronegócio

O serviço de Gestão de Riscos visa identificar, quantificar, avaliar e gerenciar os riscos envolvidos nas diferentes esferas do agronegócio, por meio de uma análise que compreende todos os fatores que venham a influenciar na habilidade da empresa em obter os resultados esperados.

O produto final deste processo é a elaboração de um plano de ações estratégicas para o gerenciamento dos riscos previamente identificados, com o objetivo de ajudar a empresa a corrigir possíveis falhas, sejam humanas, de processos ou de gestão, ao ponto de que estas não prejudiquem o cumprimento dos objetivos previamente estabelecidos.


Etapas

Diagnóstico Estratégico

São estudados e identificados os objetivos da empresa, e analisados os contextos interno e externo. O produto desta primeira etapa é a elaboração do escopo do trabalho, em que são definidas as áreas em que o processo de Gestão de Riscos será aplicado.

Análise Crítica

Realizada com especialistas em diferentes áreas do agronegócio. Nesta etapa, além de estabelecer os níveis de tolerância aos riscos inerentes à empresa, é medida a eficiência dos controles existentes.

Gestão Estratégica dos Riscos

Compreende a análise, o dimensionamento e o gerenciamento de cada risco previamente identificado. O produto final é a elaboração do Plano de Gerenciamento dos Riscos, em que todas as alterações de práticas, processos ou metodologia são registradas, juntamente com as atividades de monitoramento e controle.



A metodologia desenvolvida pela Agrobiz baseia-se na combinação de dois modelos de Gestão de Riscos utilizados nos EUA e Austrália, assim, criamos um modelo adaptado às necessidades dos produtores brasileiros.


Abrangência:


Gestão de Riscos:


Mapa de Calor:

Exemplo: Cálculo de Exposição de Perda


Benefícios:
  • Melhor entendimento e controle dos riscos;
  • Visão holística de todos os processos da empresa;
  • Controle e registro dos mecanismos de gerenciamento dos riscos;
  • Diminuição dos riscos que envolvem o negócio;
  • Auxilia na tomada de decisões e planejamento estratégico;
  • Geração de informação fidedigna para estratégias futuras.